Fundo CRT - Centro Republicano de Tavira

Identificatie

referentie code

PT MTVR CRT

Titel

Centro Republicano de Tavira

Datum(s)

  • 1910-1987 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Fundo

Omvang en medium

4 liv.

Context

Naam van de archiefvormer

(1910 - 1925)

Institutionele geschiedenis

O Partido Republicano difundia a sua ideologia através de diversos centros espalhados pelo território nacional. Em 1910, existiam cerca de 165 centros. A sua atividade tinha uma função essencialmente recreativa e combativa: festas de angariação de fundos (quermesses, tômbolas e bailes); sessões de propaganda com bandas musicais que antecediam o orador (um líder ou jornalista do partido); sessões solenes para datas importantes ou falecimento de fundadores com discursos graves e compungidos.
Tavira foi, desde os finais do século XIX, apontado como um local onde existiam republicanos. Estes difundiam também a sua ideologia nos jornais políticos da localidade, como A Província do Algarve, O Combate, O Povo do Algarve O Heraldo bem como em diversos comícios e conferências. Foi inclusive fundado, em 27 de abril de 1876, o Clube Democrata Progressista, supostamente constituído com elementos republicanos.
Os ideais republicanos em Tavira remontam à década de oitenta do século XIX, com a criação do Centro Republicano de Tavira em 1884. O centro era presidido pelo Dr. Francisco Emiliano Pereira, secretariado por Luís A. Ramos e Joaquim do Carmo Figueiredo, os membros da Comissão Executiva eram Abílio Bandeira, Manuel do Nascimento Cruz, Rodrigo Gago da Graça, Manuel Faria, Augusto António César e Roque Féria. Este primeiro centro republicano não duraria muito tempo, pois passados quatro anos da sua fundação, acabaria por ser extinto em 1888 .
Só em 19 de julho de 1903, se criou um novo centro republicano em Tavira, presidido por Zacarias José Guerreiro, secretariado por Heitor Ramos e Victorino de Magalhães. Faziam parte da comissão executiva: Jacques Cesário Pessoa, Silvestre Falcão, Manuel Pires Faleiro, Victorino Magalhães e António Fernando Pires Padinha.
Atualmente, não se conhece o paradeiro da documentação do centro republicano do período precedente à implantação da República. Apenas é conhecido este conjunto documental, constituído formalmente em 1911, mas com informação registada logo a partir de outubro de 1910, pressupondo que o Centro Republicano já funcionaria em Tavira antes da implantação da República.
O Centro Republicano de Tavira surgido em 1911 sofreu várias designações: “Centro Democrático Tavirense” em 1911, em simultâneo com a designação de “Centro Republicano de Tavira” ; em 1912 era designado por “Centro União Republicana de Tavira” , foi conhecido por “Centro António Padinha” , provavelmente em homenagem a ao seu fundador, falecido em 1916; em 1919 passou a designar-se por “Centro Liberal de Tavira”; em 1923 passou a ser o “Centro Republicano Dr. António Padinha”.

archiefbewaarplaats

Geschiedenis van het archief

Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.

Directe bron van verwerving of overbrenging

Na altura da inauguração do Arquivo Municipal da Câmara de Tavira, em 2001, a documentação já integrava o seu fundo, desconhecendo-se a sua fonte imediata de aquisição.

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Este fundo documental é constituído por documentação relativa a registos de actas, de património e de sócios do Centro Republicano de Tavira.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

O fundo não se encontrava com uma organização original, a documentação foi agrupada em três secções de acordo com as funções inerentes á documentação, respeitando a ordem cronológica.

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Documentação de acesso público.

Voorwaarden voor reproductie

A repodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.

Taal van het materiaal

  • Portugees

Schrift van het materiaal

    Taal en schrift aantekeningen

    Fysieke eigenschappen en technische eisen

    Toegangen

    Verwante materialen

    Bestaan en verblifplaats van originelen

    Bestaan en verblijfplaats van kopieën

    Related units of description

    Related descriptions

    Aantekeningen

    Alternative identifier(s)

    Trefwoorden

    Onderwerp trefwoord

    Geografische trefwoorden

    Naam ontsluitingsterm

    Genre access points

    Identificatie van de beschrijving

    Identificatiecode van de instelling

    Toegepaste regels en/of conventies

    ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999/ Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo.- 2ª ed.- Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2002.- 97 p.; 30 cm. Disponível em: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf

    Status

    Herzien

    Niveau van detaillering

    Minimaal

    Taal (talen)

    • Portugees

    Schrift(en)

      Bronnen

      MESQUITA, José Carlos Vilhena - «História do Algarve II». Lisboa: Comissão de Coordenação da Região do Algarve em colaboração com a Direcção-Geral da Comissão do Algarve, 1989.
      V JORNADAS DE HISTÓRIA DE TAVIRA, Tavira, 2006 - «O Partido Republicano em Tavira nos finais da Monarquia Constitucional»: actas. Tavira: Câmara Municipal de Tavira, 2006

      Aantekeningen van de archivaris

      Esta descrição teve a colaboração do arquivista Paulo Pacheco.

      Voorwaarden voor raadpleging en gebruik