A documentação apresenta intervalos de tempo. As datas exatas com documentação são as seguintes: 1867,1878,1890-1893,1897,1901,1903-1924,1926-1930
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Esta secção reúne as séries documentais relativas a assuntos patrimoniais tratados pela Administração do Concelho de Tavira, nomeadamente: registo de pagamento de foros, termos de venda, inventários de instituições de piedade, assistência e beneficência, termos de entrega e auto de arrematação.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Esta série reúne o livro de registo de pagamento de foros, feito na Administração do Concelho de Tavira.
Mau estado de conservação, com lombada danificada levando à separação do livro por blocos.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
Reprodução condicionada e sujeita a aprovação prévia do técnico superior de arquivo.
Publicado
Livro que serve de registo de pagamento de foros entre 1890-1892 e registados pela Administração do Concelho de Tavira. No termo de encerramento consta que se trata do “inventário dos bens pertencentes à camara municipal deste concelho”.
Mau estado de conservação.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
A documentação apresenta intervalos de tempo. As datas exatas com documentação são as seguintes: 1901, 1903-1910, 1912-1924, 1927-1930.
Publicado
Série que contém quatro maços com termos de venda passados pela Administração do Concelho de Tavira, conforme o disposto do nº 3º e 4º do art.º 77 do Regulamento da conservação, arborização, policia e cadastro das estradas, aprovado pelo Decreto de 19 de setembro de 1900. Este Regulamento estipulava que, em caso de edificação cujos alinhamentos levassem os proprietários a avançar sobre terreno público, localizado junto a estradas reais e distritais, deveriam pagar o terreno a adquirir. A Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro oficiava ao Administrador do Concelho para que providenciasse no sentido de agendar o dia para, na presença do delegado daquela direção e do requerente, passasse o termo de venda.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
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Este maço integra os termos de venda de 1901, feitos no ámbito do nº 3 e nº 4 do art.º 77 do Decreto de 19 de setembro de 1900, respeitantes à venda de terrenos do Estado a particulares. Alguns termos de venda encontram-se acompanhados dos ofícios enviados pela Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Este maço integra os termos de venda, feitos entre 1903 e 1910, no ámbito do nº 3 e nº 4 do art.º 77 do Decreto de 19 de setembro de 1900, respeitantes à venda de terrenos do Estado a particulares. Alguns termos de venda encontram-se acompanhados dos ofícios enviados pela Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro, havendo também ofícios desta entidade, mas sem o respetivo termo de venda, ficando aqui arquivados, pois competia ao Administrador remeter um duplicado à referida direção.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Este maço integra os termos de venda, feitos entre 1912 e 1924, no ámbito do nº 3 e nº 4 do art.º 77 do Decreto de 19 de setembro de 1900, respeitantes à venda de terrenos do Estado a particulares. Alguns termos de venda encontram-se acompanhados dos ofícios enviados pela Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro, havendo também ofícios desta entidade, mas sem o respetivo termo de venda, ficando aqui arquivados, pois competia ao Administrador remeter um duplicado à referida direção.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Este maço integra os termos de venda, feitos entre 1927 e 1930, no ámbito do nº 3 e nº 4 do art.º 77 do Decreto de 19 de setembro de 1900, respeitantes à venda de terrenos do Estado a particulares. Alguns termos de venda encontram-se acompanhados dos ofícios enviados pela Direção das Obras Públicas do Distrito de Faro, havendo também ofícios desta entidade, mas sem o respetivo termo de venda, ficando aqui arquivados, pois competia ao Administrador remeter um duplicado à referida direção.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
A documentação apresenta intervalos de tempo. As datas exatas com documentação são as seguintes: 1867, 1878, 1911, 1917-1919, 1926 e 1930.
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Esta série compreende os inventários de bens de instituições de piedade, assistência e beneficência reunidos na Administração do Concelho de Tavira. Os primeiros três maços reportam-se aos inventários do Recolhimento da Cidade de Tavira, de objetos deixados de D. Maria do Carmo Aragão e do Recolhimento de S. João Batista de Tavira. Os restantes resultam do disposto dos artigos nº 62 e 63 do Decreto de 20 de Abril de 1911 (Lei da Separação da Igreja do Estado), que estipulavam que os bens móveis e imóveis de todas as catedrais, igrejas e capelas deviam ser arrolados e inventariados, sem necessidade de avaliação. Esse arrolamento ou inventário é feito por uma Comissão Concelhia de Inventário, constituída pelo administrador do concelho, do escrivão da fazenda, por um homem bom de cada paróquia que seja membro da junta e indicado pela cámara municipal. Os inventários reportam-se às seguintes instituições: Recolhimento da Cidade de Tavira, Igreja Paroquial de Santo Estêvão de Cachopo, Igreja Paroquial de Santo Estêvão, Igreja Matriz da Conceição, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, Igreja Paroquial de Santa Catarina e Igreja Matriz de Santiago, Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Sagrado Coração de Jesus, ereta na Igreja Venerável Ordem Terceira de São Francisco em Tavira, Confraria de Nossa Senhora do Livramento, da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. Inclui inventário de D. Maria do Carmo Aragão, inventário e arrolamento da Capela Lopo Vaz Machado.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
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Este maço contém o Inventário do Recolhimento da cidade de Tavira, datado de 7 de março de 1967.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Inventário e arrolamento da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, elaborado nos termos do artigo nº 62º da Lei da Separação da Igreja do Estado e datado de 11 de novembro 1930.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Inventário de todas as alfaias pertencentes à Igreja Paroquial de Santa Catarina da Fonte do Bispo, feito a 30 de abril de 1919.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Inventário os objectos apresentado pelo Padre da Igreja de Santiago, como depositário e parente mais próximo da D. Maria do Carmo Aragão, em 10 de setembro de 1878.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Este maço contém duas relações de bens do Recolhimento de S. João Baptista de Tavira, um datado de 12 de setembro de 1878 e outro de 22 de março de 1878.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Contém 7 inventários elaborados nos termos do artº 62º e 63º da Lei de Separação da Igreja do Estado. Os inventários dizem respeito aos seguintes estabelecimentos religiosos: Igreja de paroquial de Santo Estêvão de Cachopo, Igreja Paroquial de Santo Estêvão, Igreja Matriz da Conceição, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz, Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo, Igreja Paroquial de Santa Catarina e Igreja Matriz de Santiago.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Contém o arrolamento e inventário da Igreja Paroquial de Santo Estevão, feito nos termos do artigo 62º da Lei da Separação da Igreja do Estado e datado de 5 de setembro de 1911.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Contém o ";inventário de todos os bens pertencentes à Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Sagrado Coração de Jesus, ereta na Igreja Venerável Ordem Terceira de São Francisco em Tavira";, datado de 26 de junho de 1917.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Inventário dos bens e valores da Confraria de Nossa Senhora do Livramento, da freguesia de Santa Maria da cidade de Tavira, datado de 23 de março de 1918.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Contém o inventário e arrolamento da Capela Lopo Vaz Machado, nos termos do artº 62º da Lei da Separação da Igreja do Estado, feito a 1 de março de 1926.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Inventário e arrolamento da Igreja Senhora do Livramento, elaborado nos termos do artigo nº 62º da Lei da Separação da Igreja do Estado e datado de 26 de junho de 1930.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
As datas exatas com documentação são as seguintes: 1919.
Publicado
Esta série integra os termos de entrega elaborados pela Administração do Concelho, para dar execução à entrega dos bens de confrarias extintas, sendo estes entregues à Junta de Paróquia de Santa Maria.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.
Publicado
Este maço reúne os termos de entrega elaborados pela Administração do Concelho, para execução da entrega à Junta de Paróquia de Santa Maria dos bens de confrarias extintas. Contém um termo de entrega respeitante aos bens da extinta confraria de S. Crispim, datado de 5 de setembro de 1893, um termo de entrega de bens da extinta confraria do Senhor Jesus dos Passos, datado de 20 de janeiro de 1897 e outro que se trata de uma minuta do termo desta última confraria.
Desconhece-se a história custodial e arquivística desta documentação.
Documentação de acesso público, excepto aquela que contenha dados sensíveis ao abrigo do artº 17º do Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro
A reprodução de documentos está sujeita a algumas restrições, consoante o estado de conservação dos documentos, o tipo de documento ou o fim a que se destina.