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Correspondência recebida

Esta série integra a correspondência recebida na Administração do Concelho de Tavira de várias entidades como o Governo Civil, a Cámara Municipal de Tavira, outras autarquias e administrações de outros concelhos.

Registo de telegramas expedidos

Esta série integra os livros de registo de telegramas expedidos pelo Administrador do Concelho no ámbito da sua actividade. Os registos encontram-se por ordem cronológica, correspondendo a cada dia os vários telegramas expedidos, destinatário e respectivo assunto. Manuscritos.

Registo de circulares

Série que integra os livros de registo de circulares expedidas pela Administração do Concelho, contendo o número de registo, data, destinatário e assunto. O número de registo é sequencial por cada ano civil.

Registo dos Alvarás, Estatutos, Títulos ou Diplomas

Esta série integra os livros de registo de alvarás, estatutos e quaisquer outros títulos ou diplomas. Inclui registos de alvarás de concessão de licença de várias actividades económicas (laboração de caldeiras, depósitos de alfarroba e de madeira, fornos de cozer pão, venda de pólvora, estabelecimento de casa de penhores, etc.); alvarás e nomeação de cargos públicos de ámbito local, bem como de suspensão ou exoneração. Contém também o registo de diplomas de nomeação de cargos públicos (por exemplo para a instrução primária) e o registo de cópias da aprovação de estatutos de várias entidades locais, como clubes, associações e confrarias, juntamente com os respectivos alvarás de aprovação de estatutos.

Registo de Correspondência Particular Expedida

Série constituída pelos livros de registo de ofícios particulares expedidos pelo Administrador do Concelho para várias entidades. Os registos encontram-se por ordem cronológica e contêm numeração sequencial em cada ano.

Registo de editais

Esta série integra 5 livros de registo de editais, contendo os editais recebidos pela Administração do Concelho de Tavira e mandados divulgar e afixar junto de várias entidades locais.

Editais

Editais e modelos de editais recebidos pelo Administrador do Concelho, juntamente com algumas circulares, para efeitos de envio e afixação em lugares públicos. Inclui editais mandados fazer e afixar nos termos do nº 5 e 6 da Portaria de 20 de fevereiro de 1889, respeitantes à expropriação por motivo de empreitadas de obras públicas. Agrega circulares e correspondência enviada juntamente com os editais. Contém manifesto de azeite, manifesto da produção agrícola, manifesto do fabrico de azeite e descasque de arroz. Os assuntos respeitam ainda à exploração de estabelecimentos insalubres, incómodos, perigosos ou tóxicos; apresentação de gado bovino leiteiro. Inclui ainda algumas certidões de afixação em lugares públicos de editais, por parte dos regedores de freguesias.

Instruções e regulamentos

Instruções e regulamentos que a Administração do Concelho deveria fazer cumprir junto de entidades locais públicas e privadas, com indicação dos procedimentos a adotar por parte destes e da própria Administração. Contém instruções e regulamentos recebidos pelo Administrador do Concelho, com determinações de procedimentos e atos a adotar e executar por várias entidades locais. Inclui o regulamento para a arrecadação e emprego de donativos escolares; um questionário sobre instituições de piedade e de beneficência existentes no país; instruções regulamentares para a escrituração, fiscalização e tomada de contas dos estabelecimentos pios do distrito de Faro; instruções para as confrarias e irmandades do distrito de Faro. Contém também um modelo de questionário que as associações de classe e as de socorros mútuos devem preencher e enviar à Direção Geral de Previdência Social, com os elementos estatísticos solicitados, a fim de serem conhecidas as condições em que se encontram (Portaria nº 743/1916).

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